quarta-feira, 28 de outubro de 2009











PEPINO


O pepino é um legume da mesma família da abóbora e da abobrinha, mas não é tão consumido quanto estas. Isso se deve ao fato de que, embora seja saudável e bastante rico em nutrientes, o pepino é vítima de vários tabus e superstições. Alguns dizem que é indigesto; outros acreditam que faz mal quando é ingerido com leite ou até que pode provocar má digestão. Na verdade, tudo isso não passa de crendices. 0 pepino pode ser comido sem desconfiança e é um alimento refrescante, ótimo para uma salada num dia de calor. O pepino é bastante rico em vitaminas A e C, além de conter alguns sais minerais, como sílica, flúor, ferro, potássio e magnésio. Como contém poucas gorduras e calorias, é recomendado às pessoas que fazem regime para emagrecer.
RECEITAS:



Patê de atum com pepino










Ingredientes:

  • 1 lata(s) de atum
  • 4 colher(es) (sopa) de maionese light
  • quanto baste de salsinha picada(s)
  • 4 unidade(s) de pepino em conserva picado(s)
  • quanto baste de orégano

Preparação:

Misture bem todos os ingredientes. Com esta pasta você poderá cobrir canapés, preparar pão picante ou até mesmo rechear ovos cozidos cortados na longitudinal e servi-los enfeitados com uma folhinha de salsa. Outra opção é servi-la como patê no pão do lanche da tarde.



Salada de pepino temperado








Ingredientes:

  • 4 unidade(s) de pepino
  • 2 unidade(s) de cebola em tiras
  • 1 lata(s) de creme de leite
  • quanto baste de sal
  • 3 colher(es) (sopa) de suco de limão
  • 200 gr de endro picado(s)

Preparação:

Descasque os pepinos e corte-os em rodelas bem finas, reserve-os em uma vasilha, misturados com uma colher de sopa de sal, por 20 minutos.
Após esse tempo, esprema um punhado na palma da mão para retirar boa parte da água. Junte a cebola cortada em tiras bem finas, o suco de limão, o sal e o endro. Misture bem, e acrescente o creme de leite.
Guarde no refrigerador pelo menos 30 minutos. Sirva gelado.


Receita de Salada de Pepino Light









Ingredientes:

  • 1 kg de pepino japonês
  • 1 colher(es) (sopa) de sal
  • 350 gr de kani desfiado(s)
  • 4 colher(es) (sopa) de vinagre branco
  • 2 colher(es) (sopa) de açúcar União
  • 2 colher(es) (chá) de tempero pronto em pó
  • 1 xícara(s) (café) de wakame picado(s)
  • 1/2 pacote(s) de harusame
  • 1 colher(es) (sopa) de gergelim torrado(s)

Preparação:

Pepino: Lave e corte em fatias bem finas, com casca, ou passe no ralador, na lâmina lisa, de cortar batatas. Salgue e deixe por meia hora. Escorra o líquido que se formou, lave. Coloque num pano limpo e esprema.

Wakame: Coloque-a de molho em água. Uma xícara de café rende, mais ou menos, um copo americano do produto hidratado. Depois de hidratada, esprema e pique.

Lula: Peça a seu fornecedor que a limpe sem cortar. Tire toda a pele, deixando-a branquinha. Leve ao fogo uma panela com água. Deixe ferver e coloque as lulas, já sem a pele. Dois minutos depois, enfie o garfo e verá que as lulas estão macias. Logo que tirar do fogo, escorra, passando em água fria. Corte-as em rodelas finas.

Harusame: Ferva água numa panela e cozinhe-o, até que fique transparente. É muito rápido, cerca de 2 ou 3 minutos. Preste atenção. Escorra e passe por água fria.

Sementes de Gergelim: Leve ao fogo uma panela alta. Deixe aquecer e coloque as sementes. Tampe um instantinho, pois elas pulam, como pipoca. Ficam ligeiramente douradas. MontagemJunte os pepinos, lulas, harusame e wakame numa travessa. Tempere com sal, açúcar, vinagre e tempero pronto. Mexa bem. Salpique com gergelim. Não vai óleo.











segunda-feira, 26 de outubro de 2009

PARÓDIA

Come pepino é muito bom pra mim e pra você

para ficarmos bem mais saudavel e tambem para viver melhor

você tem que experimentar

você tem que aprovar

se você não comer você vai morrer

é preciso se alimentar


REFRÃO


Vai até o mercado vai lá nos legumes

compre um kg de pepino para

fazer uma salada você tem que se alimentar

para sua melhorar por que o pepino é muito bom

para acompanhar num bom jantar




ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Os alimentos industrializados são por todos os tipos guloseimas que contêm em sua composição sódio, conservantes e aditivos químicos que são prejudiciais á saúde, afetando o nosso organismo.

Preste muita atenção ao comprar os alimentos pois nem tudo é como parece.Veja a tabela abaixo:


Produto

Aditivos Possíveis

Principal Risco

Dicas

Salsichadavél!Antioxidante e realçador de sabor

Os conservantes mais usados em embutidos são os nitritos e nitratos, reconhecidamente carcinogênicos. Não se iluda achando que salsichas sem corante tomam-se um alimento saudável.

Reduza ao mínimo o consumo de embutidos dando preferência às carnes frescas.

Pudins e IogurtesEspessante, aromatizante, acidulante, conservante e corante.

Nessa classe de produtos, os corantes e conservantes representam o maior risco. Em excesso, podem causar alergias e disfunções digestivas e metabólicas.

Pudins feitos em casa são imbatíveis e uma coalhada enriquecida com frutas frescas é uma opção melhor do que o iogurte industrializado.

HambúrguerAntioxidante, conservante. corante, estabilizante, realçador de sabor.

O glutamato monossódico, um reforçador de sabor já foi alvo de acusações de ser carcinogênico, mas não há comprovação científica a respeito.

Sempre que possível, substitua o hambúrguer industrializado por um caseiro, feito com carne moída fresca.

Gelatinas, Balas e DocesAcidulante, aromatizante e corantes artificiais

Os corantes são os vilões, pelo risco de alergias. A longo prazo, há suspeitas de que possam levar a danos digestivos, metabólicos e até neurológicos.

Uma boa substituição são os doces e caramelos caseiros. além de gelatina de folha, transparente. enriquecida com suco natural de frutas.