quarta-feira, 4 de novembro de 2009

BETA CAROTENA


Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva. Este existe em duas formas principais: all-trans retinoic acid (ATRA, o mais importante) e 9-cis retinoic acid (9-cis RA).

Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem em luz e tornam possível a visão. O melhor parte dos funçiãos da essa vitamina, todavia, são realizado por os seus receptors, que são fatores de transcrição da família de receptores nucleares. Por estes receptores, ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. Sabendo isso, é simples entender porque vitamin A deve ser consumado em quantidades normais.

Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário