segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Os primeiros alimentos com algum tipo de modificação para aumentar seu valor nutritivo, especialmente com sais minerais, apareceram na década de 1920. Durante as décadas seguintes houve uma grande desenvolvimento da
tecnologia de alimentos em diversos aspectos como desenvolvimento de novos ingredientes, embalagens, equipamentos e processos. Após esse período de desenvolvimento uma nova preocupação, especialmente após os anos da década de 1970 e 1980, foi com o desenvolvimento de característica que além da segurança alimentar e aspectos nutricionai, pudesse oferecer um benefício adicional ao consumidor.



substânciafunçõesfontes alimentares
ÁCIDOS GRAXOS MONO-INSATURADOS
Efeito protetor sobre cânceres de mama e de próstata
azeite de oliva
ÔMEGA – 3:Efeito protetor de doenças cardiovasculares

Evita a formação de coágulos sanguíneos na parede arterial
Diminui a pressão sanguínea
Aumenta o HDL plasmático (colesterol bom) e reduz o colesterol LDL (ruim)

Pode diminuir a quantidade de triglicérides no sangue

Peixes de água fria e frutos do mar.
ÔMEGA – 6:Efeito protetor para as doenças cardiovasculares.óleos vegetais, como azeite, óleo de canola, milho e girassol, bem como nas nozes, soja e gergelim
FITOESTERÓISAge precipitando o colesterol dietético presente no intestinopode colaborar a redução da absorção do colesterol.
Têm propriedade de auxiliar no controle de alguns hormônios sexuais e, eventualmente aliviar os sintoma de TPM por atenuar a queda de estrógeno que ocorre nesta fase
Óleos vegetais, cremes vegetais com adição desta substância, legumes, gergelim, e semente de girassol
FITOESTRÓGENOS
isoflavona
(genisteína e a daidzina)
Menor incidência de doenças cardiovasculares
Câncer de mama
Câncer de próstata
Osteoporose

Soja

Inhame

Antocianinas (flavonóides)Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicascerejas, jambolão, uvas, vinho, morangos, amoras vermelhas, uvas, vinho, berinjelas entre outros
Antoxantinas (flavinóides)Possuem propriedades anti-carcinogênicas, anti-inflamatórias e anti - alérgicasbatata e repolho branco
CAROTENÓIDESEssenciais para a visão, diferenciação das células, desenvolvimento embriológico e outros processos fisiológicos, e ainda possuem ação estimulante ao sistema imunológico, inibem a mutagênese e protegem contra a oxidação e contra doenças cardiovascularesCenoura, abóbora e mamão
LICOPENOReduz a concentração de radicais livres
Previne o ataque cardíaco por impedir a oxidação de LDL
Tomate, melancia
FIBRAS SOLÚVEISAbsorvente sobre os ácidos e sais biliares que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol

Algumas frutas, vegetais, leguminosas
( feijão, lentilha )

FIBRAS INSOLÚVEISComo celulose e lignina, por não serem digeridos favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal, e atualmente sendo citados como fator importante na redução de incidência de câncer de intestino (cólon).cascas de cereais

Fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mulher-alimentos-funcionais/alimentos-funcionais-4.php

COMPOSTOSAÇÕES NO ORGANISMOFONTES ALIMENTARES
BetacarotenoAntioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovascularesAbóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve
LicopenoAntioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstataTomate
FibrasRedução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sangüíneoFrutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais
FlavonóidesAntioxidantes que diminuem o risco de câncer e de doenças cardiovascularesSuco natural de uva, vinho tinto
Isoflavonas Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovascularesSoja
Ácido graxo ômega 3Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovascularesPeixes, óleo de peixes
Pró-bióticosAjudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicosIogurtes, leite fermentado


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